Tempo de leitura estimado: 8 mins

Autoria: Grande Mestre Shiva Xº (O.T.O. Austrália)
Tradução: Frater Hrw

Nas partes I – III sobre Liber Resh, fiz referências ocasionais a uma prática de meditação chamada “Vivendo à Luz do Sol”. Até que revivemos essa prática na Austrália em 2018, poucas pessoas tinham ouvido falar dela. A meditação à Luz do Sol é apenas mencionada em uma carta não publicada de 1915 de Aleister Crowley para seu discípulo Frater Achad, e em uma palestra de 1922, por Achad, chamada “Living in the Sunlight” (“Vivendo à Luz do Sol”). Uma transcrição dessa palestra foi publicada no número 7 da revista sueca The Fenris Wolf (2014).

Se você quiser saber mais sobre o contexto desta meditação, escrevi um pequeno artigo chamado “Living in the Sunlight: the Mutationsof the Tao working” (“Vivendo à Luz do Sol: as mutações do trabalho no Tao” no Best of Oz . Negligenciada por cerca de 100 anos, a O.T.O. australiana e agora a O.T.O. italiana a incorporaram em suas Ementas. Neste artigo você aprenderá como pode torná-la parte de sua prática pessoal também, esteja você na O.T.O. ou não.

Provavelmente é um pouco atrevido de minha parte chamar e reivindicar isso como “A meditação da O.T.O. ‘Vivendo à Luz do Sol'”. Para ser claro, historicamente a meditação à Luz do Sol nunca foi emitida como uma instrução oficial da Ordem. No entanto, sabemos que Crowley a praticou. Também sabemos que Achad a praticou e pensou o suficiente sobre suas virtudes para dar um sermão sobre ele anos depois do fato. E sabemos que o trabalho da Luz do Sol estava ocorrendo em um momento em que o desenvolvimento da O.T.O. estava à frente ao centro da colaboração Crowley / Achad. No que me diz respeito, pode muito bem ter sido uma instrução oficial. E como o trabalho atual da Austrália e da Itália demonstra, agora é uma prática oficial da O.T.O.! Portanto, chame-a de prática moderna da O.T.O., se isso lhe faz se sentir melhor.

Jeane Robert Foster (Sor. Hilarion)

Vivendo à Luz do Sol foi criação da modelo super cool, poetisa, jornalista, editora, assistente social e mística Jeanne Robert Foster (1879-1970). Foster foi uma estudante e amante de Crowley por um tempo durante seu período na América do Norte (os anos da Primeira Guerra Mundial). Segundo todos os relatos, Foster, que adotou o mote Soror Hilarion (um nome tirado da tradição da Sociedade Teosófica), era super inteligente, super carismática, super incrível e super sexy. Meu amigo Tobias Churton em seu excelente estudo, “Aleister Crowley in America” (“Aleister Crowley na América”), comentou “dá para argumentar que Aleister Crowley nunca superou seu relacionamento rompido”. O registro do diário de Crowley de 31 de maio de 1920 diz “Ela realmente partiu meu coração?” Vale a pena ler sobre Foster por si só. Se isso lhe interessa, veja a biografia de Richard Londraville, “DearYeats, Dear Pound, Dear Ford: Jeanne Robert Foster andhercircleoffriends” (“Caro Yeats, Caro Pound, Caro Ford: Jeanne Robert Foster e seu círculo de amigos”). Talvez Vivendo à Luz do Sol tenha sido esquecido por todos esses anos, porque Crowley não queria se lembrar de Jeanne? Nunca saberemos. Também é visível que o estado de consciência de Vivendo à Luz do Sol foi alcançado por métodos alternativos nas preliminares para outras práticas O.T.O. mais avançadas que Crowley estava desenvolvendo e codificando naquele momento. Isso também pode explicar seu desaparecimento — foi substituído. Mas Crowley estava lidando com uma época e uma base de membros diferentes. Hoje é um ponto de partida brilhante para cultivar a mentalidade e o conjunto de habilidades que desenvolvemos por meio de nosso Trabalho.

Então o que é?

Na carta de 1915 de Crowley mencionada acima ele escreve: “Devo dizer-lhe mais, também, sobre ‘viver à Luz do Sol’, que é a maneira de nossa amada irmã Hilarion de dizer ‘o caminho do Tao’… Ela me ensinou, e a partir daquela hora toda a minha vida foi transfigurada … O ponto principal parece ser a concepção de você mesmo como um Rei — Vide Liber CCXX Cap 2. É terrivelmente difícil de explicar, mas é apenas um truque, como toda grande habilidade, perfeitamente fácil depois de encontrar o caminho. Os elementos de luta, preocupação, desejo, devem ser eliminados.”

Crowley acrescentou um PS: “Sobre esse ‘viver à Luz do Sol’, devo acrescentar que envolve fazer com que todos em sua esfera reflitam seu brilho. Esta é a medida do seu sucesso”. (As citações completas estão em meu ensaio “Best of Oz” [“O Melhor de Oz”].)

Luz, Vida, Amor, Vontade

Este diagrama com Luz, Vida, Amor e Vontade nos cantos não é de Crowley, mas claramente influenciou sua própria doutrina de Luz, Vida, Amor e Liberdade. É de “The Inner Life and the Tao-Teh-King” (“A Luz Interna e o Tao-Teh-King”) de C.H.A. Bjerregaard. Sabemos que Crowley estava lendo isso durante os anos da Primeira Guerra Mundial (ao mesmo tempo em que estava perto de Achad e Foster) e que ele estava ativamente desenvolvendo e projetando a O.T.O. enquanto alcançava uma grande compreensão do Caminho do Tao. Muito disso e do trabalho taoista anterior de Crowley encontrou seu caminho para o design e a prática da O.T.O. Na citação de Crowley acima, o Caminho do Tao é identificado com Viver à Luz do Sol. Chame a prática da Luz do Sol de meditação taoista, se quiser.

O que acontece com a meditação taoista é que, na maioria das vezes, é uma prática energética sutil, também conhecida como qi gong médico ou alquimia taoista. Como Liber Resh, essas práticas reconhecem uma saudação à terra e ao céu, (“Saudações a ti… que viaja pelos céus…”, e “… Saudações a ti desde as moradas da…”). E eles ativamente atraem essas energias interativas para imbuir a própria “órbita microcósmica” dos praticantes. Vontade e imaginação são fortemente empregadas para mover e armazenar energia. Os detalhes podem diferir da tradição, mas assim como o Liber Resh avançado, a meditação taoista faz contato e extrai energia do Sol. Este é o mesmo Caminho (“Tao”) de Viver à Luz do Sol.

Então, o que você faz?

Veja como Achad descreveu a prática em sua palestra:

Quando estávamos em Vancouver, alguns anos atrás, certa irmã da
Ordem a quem chamávamos [Soror Hilarion] veio nos visitar com o Mestre
Therion [Crowley]. Foi ela quem primeiro usou esta expressão “viver à Luz do Sol” e quem mais demonstrou isso em sua própria vida… A lembrança dela
é sempre, por assim dizer, um raio de Sol. Ela é uma das pessoas mais maravilhosamente brilhantes, alegres e calmantes e, ao mesmo tempo, tão cheia
de paixão que é [sic] erguem-se de uma pessoa todas as forças latentes que eu
já conheci… Ela tinha um método todo próprio que todos de nós podemos
adotar. Consistia no seguinte: ela disse quaisquer que tenham sido os cuidados
e provações e problemas do dia, não importa quantas pessoas possam ter
sido contra nós e parecem ser cruéis para nós e assim por diante — não importa em que estado de espírito estejamos — havia um grande segredo… Este mundo, em si, é mais ou menos uma ilusão e nós criamos em uma grande
extensão as nossas próprias ilusões… Estamos olhando para isso de um ponto de
vista ilusório. Agora, a ideia era que todas as manhãs — todas as noites, quando ela se deitava para dormir, deixava de lado as preocupações do dia — todos os pequenos incômodos e tristezas e sombras, com a firme determinação, antes de dormir, de acordar para o Sol e acordar para um novo dia — para uma folha em branco, para olhar para o mundo de maneira nova todas as manhãs e para viver esse dia ao Sol e com o Sol.

A primeira coisa a dizer é que, independentemente de como você escolha personalizar esta prática por sua própria vontade e imaginação, ela se assemelha a uma prece na qual você se identifica com o Sol e entrega a ele seu apego à ilusão. Você faz isso com “firme determinação”. É revelador que Crowley resumiu seu Capítulo sobre Invocação em sua obra, “Magick in Theory and Practice” (“Magia em Teoria Prática”), como “O segredo é ‘Inflama-te ao rezar’”. Essa é a atitude a adotar e assumir aqui.

O relato de Achad parece bastante direto e simples. E é. A descrição de Achad (e de Foster) compartilha do que considero uma tradição espiritual alternativa exclusivamente americana, um movimento distintamente “novo mundo” em sua simplicidade, abertura, gnosticismo e talento igualitário. Ele floresceu nos circuitos de palestras, reuniões municipais e cursos por correspondência da época, e é mais popularizado no cenário do pensamento positivo. (Para estudar este fenômeno, confira os livros do historiador americano Mitch Horowitz, que deu à O.T.O. da Tasmânia uma entrevista em seu podcast alguns anos atrás: https://soundcloud.com/frater-hermellyon/hieros-gamos-radio-ep- 13-mitch-horowitz). Há muito a ser dito sobre “firme determinação”.

A compreensão de Crowley da prática pode parecer um contraste gritante com as lembranças de Achad. Na citação de Crowley acima, ele fala da realeza evidente no Livro da Lei, e irradia sua Luz para outros em seu círculo. Achad e Crowley estão falando sobre a mesma coisa, mas Crowley, em um contexto particular de professor-aluno e iniciado. Achad está dando uma palestra pública. Eu trataria a descrição de Crowley como um insight sobre a energia Thelêmica, ou o corpo sutil Thelemita, e seu papel e função de iniciado (de acordo com Crowley) conforme dados nos Livros Sagrados. Como profeta de Thelema, devemos prestar atenção especial aos seus insights.

Embora Vivendo à Luz do Sol possa parecer simples, tente manter sua prática regularmente e veja o que acontece! A rendição da ilusão e do apego é uma jornada acidentada. E a estrada para o inferno é pavimentada com boas intenções. Como Crowley observa, “os elementos de luta, preocupação, desejo devem ser eliminados”. Mais fácil falar do que fazer! Mas observe que Crowley também descreve Vivendo à Luz do Sol como “apenas um truque… Perfeitamente fácil, uma vez que você encontre o caminho”. Em outras palavras, é um hack psicobioenergético. Para encontrar o caminho, suspender a descrença ajuda. É claro que sua mente resistirá — o demiurgo fará de tudo para evitar abrir mão do controle para Nosso Senhor e Pai, o Sol.

Achad dá a chave do hack, e eu vi muitos aspirantes a praticantes piscarem e a perderem! Então eu vou soletrar. A transcrição diz “a ideia era que todas as manhãs — todas as noites, quando se deitava para dormir, deixava de lado as preocupações do dia…para acordar para o Sol e acordar para um novo dia… para olhar para o mundo de novo todas as manhãs e viver esse dia ao Sol e com o Sol.”

Em outras palavras, faça essa prática antes de dormir e imediatamente ao acordar. Faça disso um hábito.

Lembre-se do que Crowley disse sobre Vivendo à Luz do Sol: “toda a minha vida foi transfigurada”. Esse é o hack! Nestes estados relaxados e crepusculares, à medida que acordamos ou caímos no sono, é provável que estejamos em estados alfa ou mesmo teta (ondas cerebrais) além de nossa percepção consciente normal. Essas ondas governam o limiar entre o consciente e o inconsciente, retendo memórias e sentimentos e direcionando nossas crenças e comportamentos.

O trabalho de Vivendo à Luz do Sol nos afasta conscientemente de um apego convergente às pessoas e coisas em nosso mundo material externo. Ao nos identificarmos com o mundo espiritual divergente de energia (luz Solar) enquanto estamos nesses estados, podemos programar conscientemente o inconsciente e seu sistema nervoso autônomo (SNA) em uma alquimia contínua de transfiguração. Ele cuidará do resto automaticamente. Fazemos com que a mudança ocorra em conformidade com a vontade.

Há uma vida inteira de teoria e prática iniciada que acompanha tudo isso, mas essencialmente aqui está um hack simples, mas altamente eficaz que é o resultado final de uma meditação e um yoga muito diferente, os yogas noturnas (tântricas) do budismo tibetano, como bem como a Kundalini e outros trabalhos corporais sutis: reprogramação para viver à Luz do Sol. Por essa razão, a palestra de Achad aborda algumas complexidades da Kundalini e seus equivalentes na natureza, a Cabala e a interpretação bíblica. Este potencial hackeamento do SNA (se você quiser chamá-lo assim) para transfiguração é uma boa parte do trabalho tradicional da O.T.O. O Hermetic Science College (Colégio das Ciências Herméticas), com seu impacto na mente, corpo e secreções hormonais afetando nosso humor, comportamento e senso geral de bem-estar, consciência e presença. O Sacerdote da O.T.O. transmite o mesmo ao nosso povo:

O SENHOR vos abençoe. 
O SENHOR ilumine vossas mentes e conforte vossos corações e sustente vossos corpos. 
O SENHOR vos traga a realização de suas verdadeiras Vontades, a Grande Obra, o Summum Bonum, Verdadeira Sabedoria e Perfeita Felicidade.

Missa Gnóstica da O.T.O.

Transfiguração.

Embora seja um tremendo benefício para o bem-estar de qualquer pessoa e de seu círculo imediato e entes queridos, Vivendo à Luz do Sol é particularmente benéfico para aqueles encarregados na O.T.O. de irradiar a Luz em nossa Igreja Católica Gnóstica e Santuário Soberano; é preparatório para as práticas a partir do VII °; e uma preliminar útil para o Sono lúcido ou Solar de Shiloam, o Sono da Luz dos adeptos da O.T.O.

Na Austrália, encorajamos nossos membros a se familiarizarem com a prática de Viver à Luz do Sol a partir de nosso grau probatório do Minerval.

“As raposas têm covis e as aves do céu têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. ” (Mat: 8: 20). Acorde e brilhe cada vez mais e você não precisará deitar sua cabeça. Como J. Daniel Gunther escreveu em seus livros e palestras: “Você deve ter efetuado uma animaversão em direção ao Novo Eon, mudando seu foco de um mundo que chama vida de morte para um mundo onde a Verdadeira Vida é a morte para o mundo. ” (Palestra “Right Perspective onInitiation” [“Perspectiva Correta sobre Iniciação”]) Quer você chegue lá misticamente (Luz do Sol) ou magicamente (Resh), ou em combinação e síntese, este é o caminho, a verdade e a vida.

Aquilo que eu disse sobre a operação do seu Sol foi cumprido e terminado.

“Emerald Tablet” (“A Tábula Esmeraldina”).
Tradução de Isaac Newton