loader image
Tempo de leitura estimado: 6 mins

A Lei da Liberdade

Um tratado de
ΤΟ ΜΕΓΑ ΘΗΡΙΟΝ 666
que é um Magus 9°=2 A∴A∴

Publicação da A∴A∴ Classe E

Faze o que tu queres será o todo da Lei.

.I.

Eu sou geralmente perguntado porque começo minhas cartas desta forma. Não importa se eu estou escrevendo para minha senhora ou para meu açougueiro, sempre começo com estas onze palavras. Por que, de outra forma eu deveria começar? Que outro cumprimento poderia ser tão alegre? Olhe, irmão, não somos livres! Regozija comigo, irmã, não existe Lei além de Faze o que tu queres?

.II.

Eu escrevo isto para aqueles que não leram nosso livro sagrado, o Livro da Lei, ou para aqueles que, lendo-o, falharam de alguma forma em entender sua perfeição. Pois existem muitos assuntos neste Livro, e as Boas Novas estão ora aqui, ora ali, espalhadas através do Livro como estrelas estão espalhadas pelo campo da noite. Regozija comigo, todos vós, povo! Bem no início do livro está a carta magna de nossa divindade: “Todo homem e toda mulher é uma estrela”. Nós somos todos livres, todos independentes, todos gloriosamente brilhantes, cada um, um universo radiante. Isto não são boas novas?

Então vem a primeira chamada da Grande Deusa Nuit, senhora do paraíso estrelado, que também é a matéria em seu mais profundo sentido metafísico, que é o infinito no qual todos nós vivemos e nos movemos e temos nossa existência. Ouçam a primeira convocação dela a nós homens e mulheres: “Vinde adiante, ó crianças, sob as estrelas, & tomai vossa plenitude de amor. Eu estou sobre vós e em vós. Meu êxtase está no vosso. Minha alegria é ver vossa alegria.”. Mais tarde ela explica o mistério da aflição: “Pois eu estou dividida por causa do amor, pela chance de união
Esta é a criação do mundo, que a dor da divisão é como nada, e a alegria da dissolução tudo.”

É mostrado mais tarde como isto pode ser, como a própria morte é, um êxtase como o amor, porém mais intenso, a reunião da alma com seu verdadeiro si-mesmo.

E quais são as condições deste gozo e paz, e glória? É nosso o ascetismo melancólico do cristão, e do budista, e do hindu? Estamos caminhando em temor eterno que algum “pecado” nos afetaria da “graça”? De forma alguma.

“Sede agradável, portanto: vesti-vos todos em rico vestuário; comei ricas comidas e bebei vinhos doces e vinhos que espumam! Também, tomai vossa plenitude e vontade de amor como vós quiserdes, quando, onde e com quem vós quiserdes! Mas sempre para mim!”

Este é o único ponto a se ter em mente, que todo ato deve ser um ritual, um ato de adoração, um sacramento. Vivam como os reis e príncipes, coroados e não-coroados, deste mundo, tenham sempre vivido, como mestres sempre vivem; porém que não seja autoindulgência; faça de sua autoindulgência sua religião.

Quando você bebe e dança e usufrui delícias, você não está sendo “imoral”, você não está “arriscando sua alma imortal”; você está realizando os preceitos de nossa sagrada religião, providenciado apenas que você se lembre de encarar suas ações nesta luz. Não se rebaixe e destrua e vulgarize o seu prazer por omitir o gozo supremo, a consciência da paz que ultrapassa a compreensão. Não abranjas apenas Mariana ou Melusine; ela é a própria Nuit, especialmente concentrada e encarnada numa forma humana para lhe dar amor infinito, para proclamar que você saboreie mesmo na Terra o elixir da imortalidade. “Mas sejam teus o êxtase e alegria na terra: sempre Para mim!”

Novamente ela fala: “Amor é a lei, amor sob vontade”. Mantenha puro seu mais elevado ideal; lute sempre em direção a ele sem permitir que algo lhe pare ou lhe desvie, como uma estrela percorre seu incalculável e infinito curso de glória, e tudo é amor. A Lei de nosso ser torna-se Luz, Vida, Amor, e Liberdade. Tudo é paz, tudo é harmonia e beleza, tudo é gozo.
Pois ouça, quão graciosa é a Deusa; “Eu dou inimagináveis alegrias na terra: certeza, não fé, enquanto em vida, na morte; paz indescritível, repouso, êxtase; nem demando qualquer coisa em sacrifício.”.

Isto não é melhor que a morte-em-vida dos escravos dos Deuses-escravos, indo oprimidos pela consciência de “pecado”, cansativamente buscando ou simulando fatigantes e tediosas “virtudes”?

Com tais, nós que temos aceitado a Lei de Thelema não temos nada a fazer. Nós temos ouvido a voz da Deusa-estrela: “Eu vos amo! Eu vos desejo! Pálido ou púrpura, velado ou voluptuoso, Eu que sou toda prazer e púrpura, e embriaguez do mais íntimo sentido, vos desejo. Colocai as asas e despertai o esplendor enrodilhado dentro de vós: vinde a mim!”, e então ela termina:

“Cantai a arrebatadora canção de amor a mim! Queimai perfumes a mim! Vesti joias a mim! Bebei a mim, pois Eu vos amo! Eu vos amo! Eu sou a filha de pálpebras azuis do Ocaso; Eu sou o brilho nu do voluptuoso céu noturno. A mim! A mim! A Manifestação de Nuit terminou.”

.III.

No capítulo seguinte de nosso Livro é dada a palavra de Hadit que é complemento de Nuit. Ele é energia eterna, o eterno movimento das coisas, o âmago central de todo o ser. O universo manifesto surge do casamento de Nuit e Hadit; sem isto coisa alguma poderia haver. Esta eterna, esta perpétua festa de casamento é então a própria natureza das coisas; e portanto tudo o que é, é uma cristalização do êxtase divino.

Hadit conta-nos sobre ele mesmo: “Eu sou a chama que queima em todo coração do homem e no núcleo de toda estrela.”. Ele é então nossa íntima essência divina; é você e não outro, que está perdido na constante volúpia do abraço da infinita beleza. Um pouco depois ele fala de nós: “ Nós não somos para o pobre e triste: os senhores da terra são nossos parentes. Há um Deus de viver em um cão? Não! mas os altíssimos são de nós. Eles se regozijarão, nossos escolhidos: quem sofre não é de nós.”

“Beleza e força, riso espontâneo e delicioso langor, força e fogo, são de nós.”. Mais tarde, a respeito da morte, Ele diz: “Não penseis, ó rei, naquela mentira: Que Tu Deves Morrer: verdadeiramente tu não morrerás, mas viverás. Agora que isto seja entendido: Se o corpo do Rei se dissolver, ele permanecerá em puro êxtase para sempre”. Quando você sabe isto, o que resta a não ser delícias? E como vamos viver por enquanto? “Isto é uma mentira, esta tolice contra si”. […] “Sê forte, ó homem! deseja, aproveita todas as coisas dos sentidos e arrebatamento: não temais que qualquer Deus te negará por isto”.

De novo e de novo, em palavras como estas, Ele vê a expansão e o desenvolvimento da alma através do gozo.

Aqui está o calendário de nossa igreja: “Mas vós, ó meu povo, erguei-vos & acordai! Sejam os rituais corretamente executados com alegria & beleza!” Lembre-se que todos os atos de amor e prazer são rituais, devem ser rituais, “Existem rituais dos elementos e festas dos tempos. Uma festa para a primeira noite do Profeta e sua Noiva! Uma festa para os três dias de escrita do Livro da Lei. Uma festa para Tahuti e a criança do Profeta — segredo, Ó Profeta! Uma festa para o Supremo Ritual e uma festa para o Equinócio dos Deuses. Uma festa para o fogo e uma festa para a água; uma festa para a vida e uma festa maior para a morte! Uma festa todo dia em vossos corações na alegria de meu arrebatamento! Uma festa toda noite para Nu e o prazer do máximo deleite! Sim! festa! regozijo! não há temor além. Há dissolução e êxtase eterno nos beijos de Nu.” Tudo depende em sua própria aceitação desta nova Lei, e não se exige que você creia em alguma coisa, que aceite uma extensão de fábulas idiotas abaixo do nível intelectual de um lenhador e do nível moral de um drogado. Tudo o que você tem a fazer é ser você mesmo, fazer sua vontade, e regozijar.

“Tu falhas? Estás arrependido? Há medo em teu coração?”. Ele diz de novo: “Onde estou Eu estes não estão.” Existe muito mais do mesmo teor; o suficiente já foi mencionado para tornar tudo claro. Porém existe uma injunção seguinte. “Sabedoria diz: sê forte! Então tu podes suportar mais prazer. Não sejas animal; refina teu arrebatamento! Se tu bebes, bebe pelas oito e noventa regras da arte: se tu amas, excede por delicadeza; e se tu fazes algo prazeroso, que haja sutileza ali! Mas excede! excede! Empenha-te sempre por mais! e se tu fores verdadeiramente meu — e não duvides disto, se tu estás sempre alegre! – a morte é a coroa de tudo.”

Ergam-se meus irmãos e minhas irmãs da Terra! Ponham sob teus pés todos os medos, todos escrúpulos, todas hesitações! Ergam-se! Venham adiante, livres e gozosos, por noite e dia, para fazer tua vontade; pois “Não existe lei além de faze o que tu queres”. Ergam-se! Sigam em frente conosco na Luz e Vida e Amor e Liberdade, tomando nosso prazer como Reis e Rainhas no Paraíso e sobre a Terra.

O sol está erguido; o espectro das eras foi posto a voar. “A palavra do Pecado é Restrição”, ou como foi de outra forma dito neste texto: Aquilo é pecado, aprisionar teu sagrado espírito! Sigam em frente, sigam em frente em teu poder; e que nenhum homem lhe atemorize .

Amor é a lei, amor sob vontade.

Translate »