loader image
Tempo de leitura estimado: 6 mins

Pelo Frater Superior & Cabeça Externa da Ordem,
Frater Hymenaeus Beta XIIº.
Originalmente publicado em:
“The Magical Link”, vol. V, nº 3, 1986 e.v.

Faze o que tu queres será o todo da Lei.

BAPHOMET XI° redesenhou a O.T.O., a fim de torná-la um veículo mais adequado para a promulgação e estabelecimento da Lei de Thelema. Como geralmente acontece com os profetas, ele estava à frente de seu tempo e tinha a obrigação de confiar em seus sucessores para continuar o trabalho. Portanto, cabe a nós continuarmos a implementar o sistema dele da melhor maneira possível. Fazer isso requer duas coisas – uma compreensão clara de nossos princípios e uma determinação inabalável de dar a eles uma implementação oportuna e um movimento justo antes de desenvolver nossas próprias alternativas.

A O.T.O. sob o Califado tem operado sob várias diretrizes de emergência nos últimos oito anos que estão em desacordo com a política declarada de Baphomet. Nos últimos anos da gestão de Hymenaeus Alpha e nos primeiros meses da minha, começamos a reverter a Ordem com uma consideração cuidadosa quanto ao momento das mudanças. Em relação a algumas mudanças, no entanto, quanto mais cedo melhorassem, melhor – elas se tornarão cada vez mais difíceis de efetuar, já que afetarão mais e mais pessoas à medida que continuamos nosso crescimento. A oportunidade é uma faca de dois gumes – em algumas áreas, esperar demais para implementar uma mudança que se sabe ser necessária é irresponsável.

Por exemplo, recentemente fizemos um período de espera entre 0° e I° opcional, a critério do candidato. Há muitos precedentes e evidências para essa prática e pouco a contradiz. A Loja Agape geralmente realizava o 0° e o I° ao mesmo tempo para aqueles que estavam prontos para isso de fato, Hymenaeus Alpha e nossos dois membros sênior da Loja Agape se afiliaram dessa maneira. Um manuscrito sobrevivente do ritual, da mão de Crowley afirma claramente que isso pode ser feito.

Também retornamos ao uso do antigo formulário de pedido de afiliação da Mysteria Mystical Maxima para o 0 °. Nossa moderna forma de compromisso (com algumas modificações) é agora usada para o I°, uma vez que o candidato promete a aceitação do Livro da Lei .

Por fim, estamos levando o “apadrinhamento” mais a sério – dois membros do corpo de iniciação devem atestar o candidato ao I°.

Tomando essas mudanças juntas, agora é possível para alguém entrar em um Acampamento da Ordem e tomar o Grau de Minerval sem conhecimento prévio ou aceitação do Livro da Lei. Soa muito ousado, não é? Mas não é – Baphomet claramente pretendia isso. […] Se eles aceitarem, e escolherem entrar na Ordem propriamente dita, e se eles tiverem dois padrinhos, eles podem assinar o fomulário de aplicação para o I° e prosseguir para o I°, mas somente após serem avisados ​​antecipadamente pelo iniciador da gravidade este passo. Como não discutimos, conversamos ou falamos demais, podemos genuinamente demonstrar nosso respeito pelo livre arbítrio das pessoas que encontramos, deixando o que poderia ser uma das decisões mais importantes em suas vidas inteiramente em suas mãos. Decidir esperar por I°, seja duas semanas ou dois anos, não deveria conter nenhum estigma – de fato, alguns entre nós argumentarão que isso significa uma virtude positiva.

Onde questões envolvendo livre arbítrio estão em causa, a controvérsia é a certeza de seguir. Uma vez que a maioria das pessoas quer o que é melhor para os outros, muitas vezes são apresentados argumentos para proteger as pessoas de si mesmas. Na Ordem, entretanto, o livre arbítrio significa exatamente isso, e nós estaríamos violando nossos próprios princípios fundamentais se, conscientemente, adotássemos políticas que restringissem aqueles que encontramos que a partir do livre exercício de sua Vontade de se juntassem a nós. Há diretrizes em nossos livros fundamentais e na literatura da Ordem que apontam para esse dilema e o resolvem. Vou rever alguns deles aqui, pois eles tornarão as coisas muito mais claras do que a minha melhor retórica possivelmente poderia.

Aquele que é reto permanecerá reto; aquele que é imundo permanecerá imundo.

Sim! Não cogiteis mudança: vós sereis como vós sois, & não outro. Portanto os reis da terra serão Reis para sempre: os escravos servirão. Não há ninguém que será rebaixado ou levantado: tudo é sempre como foi. Porém há aqueles mascarados, meus servidores: pode ser aquele mendigo acolá um Rei. Um Rei pode escolher seus trajes como ele quiser: não há teste certo: mas um mendigo não pode esconder sua pobreza.

Cuidado, portanto! Amai a todos, caso haja um Rei disfarçado! Dizes assim? Tolo! Se for ele um Rei, tu não podes feri-lo.

Liber AL vel Legis II:57-59

Primeiro de tudo, é um dado que uma pessoa tem o direito de ser um Thelemita, com tudo o que isso implica:

A palavra da Lei é Θελημα.

Quem nos chama Thelemitas não cometerá erro, se ele olhar mais de perto na palavra. Pois aqui há Três Graus, o Eremita, e o Amante, e o homem da Terra. Faze o que tu queres será o todo da Lei.

A palavra de Pecado é Restrição.

AL I:39-41

Há uma palavra a dizer sobre a tarefa Hierofântica. Contemplai! há três ordálios em um, e pode ser dado de três maneiras. O bruto deve passar pelo fogo; que o refinado seja testado no intelecto e os sublimes escolhidos no altíssimo. Assim vós tendes estrela & estrela, sistema & sistema; que um não conheça bem o outro!

AL I:50

Baphomet aplicou isso à OTO da seguinte maneira: “Nossa Sagrada Ordem tem apenas Três Graus Verdadeiros, como está escrito no Livro da Lei : O Eremita, o Amante e o Homem da Terra”. (do Livro 194). Ele prossegue dizendo que o Grau do Homem da Terra “consiste nos graus de Minerval a P.I. O Grau de Minerval é um Prólogo ao Primeiro; os graus subsequentes ao Terceiro, mas pendentes a ele. Neste, a série Homem da Terra, existem então três graus, e estes três são um “. [Ibid.]

Tanto no Livro 194 como no Livro 52 (do qual cito a letra), Baphomet deixa claro que qualquer Thelemita tem direito a todos os Graus do Homem da Terra, com certas qualificações: “Todo homem e mulher que é de plena idade, livre e de bons costumes, tem direito irrevogável para o III°. Além disso, a admissão só é concedida a convite do órgão de governo em causa.” (Note-se que “III°”, neste contexto, significa todos os sub-graus do Homem da Terra de 0° ao P.I. como explicado no excerto do Livro 194 acima.)

Os sub-graus do Grau da Terra (0° a P.I.) compreendem um ciclo completo, como mostra esta passagem de “Magick Without Tears”: “0° – O Ego é atraído pelo Sistema Solar; I° – A Criança experimenta o Nascimento; IIº
 –  O homem experimenta a vida; IIIº – Ele experimenta a morte. P.I. – Todo este ciclo de eventos pontuais é retirado para a aniquilação.”

Este ciclo de vida deve ser amplamente auto-regulável, uma impossibilidade quando o mesmo critério é aplicado a todos os membros. Somente o candidato provavelmente saberá quando dar o próximo passo nesse ciclo. A aceitação do Liber Legis constitui a “atração pelo Sistema Solar”, ou, se preferir, “indução à Corrente 93”. Um período de tempo arbitrário entre a aceitação da Lei de Thelema e a entrada na Ordem é desnecessariamente restritivo.

Resumindo, se um Thelemita é, por definição, um Homem da Terra, Amante ou Eremita, e o Homem da Terra é um único Grau com seis sub-graus (cuja conclusão é um pré-requisito para avançar para Amante ou Eremita), então a política de Baphomet de estender a todos os Thelemitas um “direito irrevogável” a esses graus faz sentido.

Em sua epístola a Parzival X ° [conhecido como Frater Achad, o filho espiritual de Crowley] no Livro 300 , Baphomet tem algumas palavras de encorajamento, e aconselha contra “julgar” candidatos à iniciação: “Nota, imploro-te, a confiança com a qual podemos prosseguir. ‘Eles reunirão minhas crianças em seu cercado: eles trarão a glória das estrelas para dentro dos corações dos homens’. Eles ‘devem’; não há dúvida. Portanto, não duvides, mas ataca com toda a tua força. Nota também, imploro-te, esta expressão: ‘A Lei é para todos’. Portanto, não ‘seleciones pessoas adequadas’ em tua sabedoria mundana, pregamos abertamente a Lei a todos os homens. Em nossa experiência, descobrimos que os meios mais improváveis ​​produziram os melhores resultados; e, de fato, é quase a definição de uma verdadeira Fórmula Magica que os meios devem ser inadequados, racionalmente falando, ao final proposto. “

Eu não acho que seja exagero dizer que o processo de “trazer à tona” o sistema completo da O.T.O. é de suma importância no plano de Baphomet para o estabelecimento do Aeon de Hórus. Afinal de contas, somos seus herdeiros. Como sempre, o sucesso fornecerá qualquer prova que necessitemos da sabedoria de seu projeto, dada uma chance. Ao implementar as mudanças que estão por vir, há o perigo costumeiro do novo e inexperiente, e certamente haverá aqueles que preverão o desastre. Eu sinto, no entanto, que estamos muito mais propensos a falhar no trabalho, abandonando o design original para os expedientes de passagem do presente:

Caso não seja isto certo; se vós confundires as marcas do espaço, dizendo: Elas são uma; ou dizendo, Elas são muitas, se o ritual não for sempre para mim: então esperai os terríveis julgamentos de Ra-Hoor-Khuit!

AL I:52

Muitos adeptos ao longo dos tempos procuraram fazê-lo; mas as suas palavras foram pervertidas pelos seus sucessores e, de novo e de novo, o Véu caiu sobre o Santo dos Santos.

Liber 10, vol. 18
Translate »