loader image
Tempo de leitura estimado: 3 mins

por Sabazius X° (Grande Loja dos EUA)

Tradução: Fr. AL-AMA-YE

1º de novembro de 2000 e.v.

Faze o que tu queres será o todo da Lei.

Todo homem e toda mulher, maior de idade, livre e de boa reputação, tem um direito inderrogável ao III°

–Liber LII.

A citação acima parece garantir acesso universal aos degraus do Homem da Terra de nossa Ordem, mas, em um exame mais detido, ela inclui um número de condições. Homens e mulheres não são “livres” se forem incapazes de viajar até uma de nossas Lojas para ser iniciado, ou se eles são incapazes de tomar e manter voluntariamente um juramento vinculativo à Ordem. Homens e mulheres não são “maiores de idade” se forem jovens demais para participar de nossas Mistério com todos os direitos legais de um cidadão de seu país. Homens e mulheres não têm “boa reputação” se a Ordem determinou que eles são de “má reputação”, ou se eles não conseguem encontrar dois membros em dia que queiram responder por eles.

Seu apadrinhamento é um atestado solene da boa reputação de um indivíduo. Portanto, antes de assinar seu nome como sponsor de um candidato, é seu dever e responsabilidade verificar com o Mestre de seu Oásis que a Grande Loja não registro o candidato como sendo de má reputação. Mas, além disso, como você já deve ter lido em Liber CI (Décima Segunda Casa), “é dever da honra de todo Irmão não abusar deles [os privilégios de filiação], e os sponsors de qualquer Irmão que o fizer, assim como ele próprio, serão levados estritamente à responsabilização pelo Grande Tribunal” Membros que são sponsors de um candidato que abusa dos privilégios de filiação são, em parte, responsáveis por suas transgressões e partilham de sua desonra. O Grande Tribunal pode suspender, ou mesmo revogar, os privilégios de qualquer membro para apadrinhamento se ele decidir que esses privilégios foram usados imprudentemente. Portanto, é também de sua responsabilidade como sponsor se familiarizar com o contexto, senso de honra, e a estabilidade mental e emocional dos candidatos que apadrinha. Não permita que simpatia, afeição pessoal, pressão de terreiros, ou idealismo atrapalhem a clareza de seu julgamento.

Ao ser sponsor de candidatos para plena filiação em nossa Ordem, aqueles que se tornaram Homens e Irmãos, ou Mulheres e Irmãs, analise se eles são dignos de sua confiança fraternal e da confiança fraternal de todos os Irmãos e Irmãs, sob juramento, da Ordem.

Examine se eles são dignos de serem admitidos em nossos lares, nossos templos e nossas vidas, pois uma vez que eles estão jurados a nós, nós todos estamos jurados a eles.

Ao ser sponsor de candidatos para degraus mais elevados, examine se eles levaram seus juramentos e obrigações a sério. Examine se eles se comportaram como verdadeiros Irmãos e Irmãs do degrau em que se encontram. Se eles ainda não aprenderam as lições de próprio degrau, como aprenderão as lições de degraus mais elevados?

O candidato a Minerval, por outro lado, é um estranho, alguém que está prestes a se tornar um convidado bem-recebido. Seria uma negligência com nosso Primeiro Dever admitir ao nosso Acampamento, sem questionamento e sem proteção, alguém que se saiba ladrão, ou assassino ou psicopata; mas seria contrário à lei da hospitalidade recusar um convidado porque nós o conhecemos bem o suficiente para determinar se ele se tornará um Irmão digno. O Grande Tribunal será mais leniente com os sponsors de um Minerval que viola os privilégios de filiação do que com os sponsors de um Homem e Irmão que faça o mesmo, porque os privilégios de filiação de um Minerval não são tão extensivos quanto aqueles de filiação plena. Portanto, como um possível sponsor, você deve checar com o Mestre de seu Oásis se seus candidatos a Minerval nunca foram expulsos da Ordem ou classificados como de má reputação. Você deve revisar cuidadosamente seus formulários de aplicação preenchidos, comunicar-se com eles e fazer o melhor para avaliar seu caráter em geral e estabilidade mental; mas os parâmetros aplicados não precisam ser tão rigorosos quanto aqueles aplicáveis aos candidatos de degraus mais elevados.

Os deveres de um sponsor, portanto, não terminam com a aposição de sua assinatura no formulário de aplicação. Como um sponsor em nossa Ordem, você não está em uma posição de superior, ou instrutor espiritual, como acontece em outras sociedades. Entretanto, é de sua incumbência, como sponsor, assistir os iniciados que apadrinha na aprendizagem do catecismo e juramentos de seus degraus, verificar se eles estão com materiais de estudo mais atualizados da Grande Loja, encorajá-los da participar das atividades do Corpo Local e educá-los – por exemplo – no Caminho da Fraternidade.

Amor é a lei, amor sob vontade.

Translate »